quinta-feira, setembro 19th, 2013 | Author:

Aos 20 anos: controle a oleosidade!

Passo 1. Limpeza: você acaba de sair da puberdade, as glândulas sebáceas ainda produzem sebo e a pele, provavelmente, ainda sofre com o excesso de oleosidade. Água e sabonete são essenciais para remover a gordura que obstrui os poros e causa as indesejáveis espinhas. “Lave o rosto duas vezes ao dia: pela manhã e à noite, antes de dormir. E evite a água quente que pode estimular a produção de mais oleosidade na pele”, alerta a dermatologista Sandra Hugenneyer (SP). “Prefira os sabonetes líquidos e espumas de limpeza, considerados mais neutros”, lembra a dermatologista Maria Paula Del Nero (SP). Ótimas opções: sabonetes à base de hamamélis – excelente calmante -, camomila, que tem ação purificante e refrescante, ou óleo de malaleuca, um antisséptico natural.

Passo 2. Tonificação: Pode acreditar, essa etapa é importantíssima! “O tônico complementa a limpeza feita com o sabonete, removendo os restos de maquiagem, oleosidade, poeira e poluição, que podem favorecer o surgimento de espinhas tardias. Aplique-o com algodão duas vezes por dia”, explica Sandra. “Escolha entre o tônico ou uma loção adstringente: o primeiro é mais indicado para quem tem a cútis sensível ou seca, já que é livre de álcool e contém substâncias calmantes e hidratantes; enquanto a loção ajuda a fechar os poros e remover o brilho da zona T das peles mistas e oleosas, por ser formulado com álcool de cereais”, ensina Sandra. “Para peles secas, invista em tônicos que levam chá-verde, extrato de romã e camomila. Já os produtos para as ac-neicas devem conter ativos secativos como a sulfocetamida sódica, azebiol e zinco”, alerta Maria Paula.

Passo 3. Hidratação: Nessa fase, a pele costuma ser mista, por causa da intensa atividade das glândulas sebáceas. Por isso é importante optar por hidratantes livres de óleo, em versão gel ou loção. Eles cumprem o papel de hidratar a pele sem deixá-la com aspecto en-gordurado! Se o produto não tiver substâncias clareadoras ou ácidos na composição, aplique em todo o rosto, inclusive na área dos olhos.
“Pela manhã, aplique um hidratante rico em vitamina C associado ao filtro solar. Essa combinação de ingredientes aumenta a proteção contra os raios UV e funciona como um excelente antioxidante, aumentando a produção de colágeno, favorecendo hidratação e evitando manchas”, ensina Sandra. “Os que contêm ácido glicólico podem ajudar nos tratamentos de espinhas e sardas”, lembra a dermatologista.

Compartilhe no:
  • Orkut
Categoría: Tratamento de Pele
Você pode acompanhar os comentários desse post através do RSS 2.0 feed. Você pode ou mandar um, or trackback do seu site pra cá.
Deixe um comentário » Log in